domingo, 28 de agosto de 2011

Pequenos BlockBusters

Pequenos BlockBusters
By Luiz Henrique

BlockBuster traduzido literalmente para o português significa “Arrasa quarteirão”. Nome de uma bomba usada pelo exército britânico na segunda guerra mundial, a mesma ficou bastante conhecida pelo seu poder esmagador de destruição, que literalmente arrasava quarteirão. Já no universo gamer o termo é usado como “apelido” (não achei palavra melhor!) para jogos campeões de venda. 


Mas mais que campeões em venda os BlockBuster criam um marco, algo que as produtoras menores vão se inspirar para quem sabe um dia tentar chegar no  topo também. Só que o problema é que elas não se inspiram, mas acabam copiando na “cara dura” o material de produtoras maiores. E o resultado disso é essa multidão de cópias de God of War e COD que temos hoje. Mas o problema maior é que não são só cópias, mas sim cópias mal feitas. Pois pequenas produtoras não têm o mesmo orçamento que as grandes. Então por fim acabamos recebendo um produto final que parece até inacabado, com uma história mal contada, personagens sem significância e um gráfico de dar calo nos olhos

Mas graças a Deus o mundo não está totalmente perdido, algumas produtoras ainda sabem que a fórmula do sucesso é a criatividade e originalidade e talvez até a simplicidade. E por isso trago aqui uma lista que serve de homenagem para estes “Pequenos Blockbusters”, que resistiram a esse tempo de cópia e vem mostrando que para ser campeão de venda só precisa ser original e saber trabalhar com o que tem.
O primeiro da lista é o game Limbo. O game conta a história de um garoto que se perdeu de sua irmã em um mundo desconhecido. E para sobreviver a este mundo o garoto tem que fazer Puzzles bem criativos e complicados. O game é bom do início ao fim e por isso vendeu mais de 30 mil cópias em menos de 24hrs, o que é uma grande conquista para um game que foi feito sobre produção independente da PlayDead e sua venda é apenas por download. O game está disponível na Xbox live, PSN e Steam.


Agora vamos falar do game que atualmente é o mais popular na XBOX live Arcade. Bastion é um RPG feito pela Supergiant Games e distribuído pela Warner Bros. O game já começa com o enredo fervilhando, pois o protagonista acaba de acorda e ver que Bastion “Fortaleza segura”está em ruínas, então só resta ele começar a recontruir tudo e acabar com a raça de quem destruiu. Dessa lista com toda certeza este é o game que tem o cenário mais original, porque quando se avança no game o cenário vai se construindo. 
Algo bem complicado de explicar então é melhor dar uma olhada neste vídeo aqui. 


Minecraft é um game sem história, sem objetivo e com um gráfico extremamente ruim. Mais é ótimo. O game juntou tudo que era ruim e misturou com uma idéia perfeita de exploração e é um sucesso. No game o suposto “objetivo” é criar uma casa pra se proteger dos perigos da noite, mas com o tempo o jogador é obrigado a explorar para poder sobreviver e ter seus materiais de “trabalho”. Com o tempo já podemos construir coisas imensas e bem legais, e isso tudo pode ainda melhorar quando se arranja um amigo para jogar online. 



Esse é o tipo do game que faz muito marmanjo deixar seu COD de lado para passar um tempo explorando. O game é uma produção independente da Mojang e é vendido pela Steam e em breve pela Xbox Live Arcade.

Terraria mais um game de exploração, muitos diriam que ele é uma cópia de Minecraft, mas eu já diria que ele apenas se inspirou. O game é completamente em 2D, mas incrivelmente tem um mundo tão imenso quanto MineCraft. Praticamente tudo em Terraria pode ser coletado para se transformar em itens, abrindo um leque de possibilidades fora do comum. Conta também com um modo online que deixa o game pelo menos uns 70% mais divertido. 

Lançado em 16 de Maio deste ano o game alcançou níveis de venda na Steam que muitos BlockBusters por aí gostariam de ter.

E por ultimo um game que ainda nem foi lançado, mas trás a promessa de poder ser simples e complexo. Owlboy seria mais bem descrito como um tributo aos 16bits, trazendo toda aquela nostalgia dos tempos do Super Nintendo onde nos divertíamos sem pensar em gráficos poderosos e muito menos em 3D. O game produzido pela D-Pad contará a história de um garoto coruja chamado Otus e tem a missão de salvar seu vilarejo. Porém a missão não será nada fácil pois no meio de sua jornada por esse universo nada linear Otus vai se deparar com diversos Puzzels complicados para decifrar. 

Owlboy chegará para Xbox 360 e PC, mas sem nenhuma previsão de lançamento. Download do Demo do game Aqui.

Ta aí galera a lista dos “Pequenos BlockBusters”, com absoluta certeza que só tem jogaço aí.  Vale à pena largar seu Batlefield, COD, FIFA e muitos outros games para dar uma atenção a mais a essas grandes obras de arte. E torcer para que com o tempo as produtoras citadas na postagem possam crescer e no futuro estar entre as grandes. E quem sabe assim talvez possamos receber mais games de qualidade no futuro.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Powerade Coupons