By Luiz Henrique
Eu sou Fanboy de game de futebol. E isso é desde meu Super Nintendo, acho que nele eu tinha uns nove jogos, mas o que eu jogava mesmo era de futebol. Já perdi tardes jogando campeonato, anotava aquele código de save-game tudo errado aí no outro dia tinha que começar tudo de novo. Mais eu começava e sempre novamente eu anotava o código errado denovo.
E nostalgia, e olha que nem faz muito tempo. Isso foi há uns 10 anos atrás quando eu tinha 7 anos. E como um bom Fanboy do gênero eu resolvi trazer um tributo aos games de futebol que mais me divertiram durante a vida.
O primeiro foi o Super Star Soccer do Super Nintendo. O gráfico do jogo era desenhado, mais para a época era o melhor que se tinha. Os uniformes não tinham um padrão, o do Barcelona por exemplo era Roxo e Azul, mas não era listrado, as cores ficavam “andando” pelo uniforme de acordo com o movimento do jogador.
Pra época era bem divertido, os jogadores chutavam dando carrinho e era possível fazer falta no goleiro enquanto ele estava esperando para dar reposição de jogo. Mas no final das contas o que me faz lembrar do jogo é a narração.
Era um caso sério, pra começar era em espanhol e o narrador tinha uma voz nasal e digitalizada. Só isso faria a narração irritante o suficiente para o jogador ter de colocar a TV no mudo. Mas ainda tinha o problema que eles tinham gravado no máximo umas 30 frases, então escutávamos o mesmo comentário do narrador umas 20 vezes no durante uma partida. Apesar de tudo isso o game era um sucesso de venda, porque no final das contas tudo era muito divertido. E só para lembrar esse game seria o antecessor da série Winning Eleven, que por um acaso é a próxima na lista.
Winning Eleven World Cup 2002 foi sem dúvida o game que eu mais joguei no meu PS1. Era o primeiro que eu joguei que trazia a Master Liga, eu perdia horas e horas montando meu time e ganhando suados pontos para por fim conseguir comprar o Rivaldo.
Eu só consigo explicar o gráfico do game como um futebol de Mine Craft ou Lego. Os jogadores eram todos quadrados, aliás, a bola também era meio quadrada, mas estranhamente conseguia rolar sem problemas. Sem problemas não, jogo não tinha uma física muito boa, e as vezes meus jogadores começavam a se enterrar debaixo do gramado ou até mesmo voar depois de uma colisão.
Mas era bem bacana, eu e meu visinho passávamos o fim de semana quase todo na frente da televisão só jogando o modo versus, pra ver quem era o melhor. É claro que era eu, só que ele não admitia.
Eu saia da aula e ia direto pra casa de um amigo meu que tinha Ps2 para podermos jogar Winning Eleven 10. Na época eu ainda tava com meu PS1 e bastante contente, mas quando eu joguei WE 10, de repente minha paixão pelo Ps1 foi embora. O jogo era maravilhoso, os jogadores tinham a face do jogador real, o que na época era incrível, apesar das faces não serem tão parecidas assim.
A jogabilidade era muito bacana, não se podia dar um toquinho se quer no botão de chute que a bola já saia estádio.
Pra mim é o melhor game de futebol que a Konami fez, tanto que até hoje quem tem um Ps2 joga os Paths atualizados do game.
Antes de comprar meu Ps2 minha Mãe comprou um computador. E o que isso tem haver com os “Futebóis da minha vida”? Tem haver que o game que veio instalado nele não era nada menos que o FIFA 07. Quando eu liguei o Pc e vi o ícone do jogo eu pensei – É agora que eu me acabo.
Só que meu Pai que queria porque queria me ensinar a operar um Pc, e ficou um tempão me mostrando o Word e o resto do pacote Office, e eu loco pra poder jogar logo.
Depois de algum tempo fingindo que estava escutando o que meu Pai dizia eu fui logo para o jogo.
De cara eu me deparei com o melhor menu que eu já tinha visto. Tudo no jogo era muito bonito, menos os jogadores, porque eu não gosto de homem. O gráfico durante as partidas não eram tão legais quanto à do WE 10, mas pra mim já era o suficiente, ainda mais com uma movimentação daquela.
E o que até hoje me faz lembrar de FIFA 07 é sua trilha sonora, a série sempre caprichou bastante nisso. Tinham umas músicas que se escutava pela primeira vez e dava até nojo, só que depois de repente ele ficava manera e gravada na memória.
Depois de FIFA 07 eu ganhei meu PS2 e joguei quase todos os games de futebol. Joguei até FIFA que no Ps2 não era o que é hoje.
Por falar em hoje o game que vem me divertindo é FIFA 11. Pra mim até agora o melhor simulador de futebol já lançado. A movimentação é muito boa, é praticamente real. Os gráficos também são bem legais e o modo online é a minha festa. Agora só estou esperando arrumar uma grana para poder comprar meu FIFA 12.
E pelo visto os games de futebol vão continuar me divertindo, enquanto futebol for futebol eu vou continuar jogando. Sempre gastando a minha grana, e com muita satisfação. E é isso espero que tenham gostado de meu pequeno tributo aos games Futebolísticos.