Comentando o Trailer: Need for Speed
by Luiz Henrique
Gênero: Corrida Plataformas: Xbox360/Ps3/Pc
Lançado: 15 de novembro de 2011
Produtora: Ea Games
Quando jogava NFS: Most Wanted no meu Ps2 eu sempre pensei nele como uma versão de “Velozes e Furiosos” para os games. Mais é claro que não tinha aquela pegada de ação como no filme, o protagonista só saia do carro nas CGs e quando era preso pela polícia. Por falar em polícia, no game ela não tinha arma de fogo, ficava só batendo no seu carro igual carrinho de bate-bate até eles conseguirem te prender. Pensando bem era um “Velozes e Tranquilos”.
Mas parece que agora a franquia está caminhando para o lado mais cinematográfico e explosivo da coisa. Need For Speed: The Run vem com uma pegada mais ação e com uma história no estilo “Velozes e Furiosos”.
Na trama nos deparamos com Jack (personagem principal) um cara que quer a grana fácil da máfia e resolve participar de uma corrida ilícita que o prêmio final é de 25 Milhões de dólares. A primeira dificuldade é a duração da corriada, 804 km desde San Francisco até Nova York e outra é que a policia e a máfia vão estar na cola dele o tempo todo. E o melhor é que agora finalmente eles compraram arma para os policiais de NFS.
Isso mesmo, finalmente a policia vai poder atirar no seu carro enquanto está te perseguindo. Só essa novidade já valeria a compra, mas tem outras bem mais interessantes.
Isso mesmo, finalmente a policia vai poder atirar no seu carro enquanto está te perseguindo. Só essa novidade já valeria a compra, mas tem outras bem mais interessantes.
Pra começar o game usa a engine FrostBite 2 a mesma que o fodelástico Batlefield 3. Isso já deixaria nosso Hype bem alto esperando coisas surpreendentes, aí eles liberam um trailer que mostra isso tudo acontecendo ao vivo e é muito bom. O gráfico é muito bonito, é um dos poucos games de corrida que o ambiente vai oscilar, isso quer dizer que vamos tanto quanto de dia como de noite, chovendo ou fazendo sol. Uma boa novidade, porque eu achava bem chato quando no Most Wanted só se jogava de dia. Ainda mais de dia.
Qual é o tipo de demente que vai bater racha de dia? Todo mundo sabe que ninguém a não ser o Vin Diesel bate racha de dia.
Outra coisa que está bem bacana são os danos que as batidas ocasionam. Vai ficar parecendo que eu estou comparando duas gerações de consoles, e estou mesmo. Fala que não era tosco quando você jogava Carbon ou Most Wanted e batia de frente para um caminhão e o carro só arranhava a tintura. Nem o Batmovel do Nolan que é praticamente um tanque de guerra tem tanta resistência e quem dirá um Porche ou um Lamborguini.
Para manter o modo história em maior evidência os produtores optaram por não colocar o modo de Tuning, onde o jogador personaliza o carro. Eu sinceramente preferia com Tuning, eu gasto muito mais tempo tunando o carro e fazendo pinturas do que correndo. Espero que isso não atrapalhe e penso que não vai atrapalhar.
A física do jogo também está bem desenvolvida. O jogador vai poder sentir a diferença entre os vários tipos de solo que o carro vai percorrer, precisando de se adaptar ao tipo de direção que o ambiente proporcionar. Um exemplo disso é que ele terá que usar um pouco menos o freio em pistas molhadas para ter que evitar derrapagens.
Por falar em derrapagem a jogabilidade vai andar entre o Need Shift e Hot Pursuit.
Dando uma verdadeira noção de pilotagem e também divertindo bastante. Mais a mudança mais drástica da jogabilidade e para mim a melhor é que em não jogaremos só dentro do carro, em alguns momentos escaparemos da peseguição a pé, usando quick time Events para poder controlar o personage no mais louco estilo de God of War.
E como vai a expectativa?
Fazia algum tempo que eu não olhava para a série com bons olhos. Pelo simples fato de ter se perdido e ter ido para um lado totalmente diferente do esperado. Em Hot Pursuit eu já havia gerado alguma expectativa, o game não foi isso tudo, mas foi bacana. Agora em The Run eu aposto todas as minhas fichas que esse vai ser mais um game acima da média da Ea Games.
Expectativa 88/100